Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lithobium cordatum Bong. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-04-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do estado de Minas Gerais, onde é encontrada em algumas fendas na rochas, em locais sombreados, nos Campos Rupestres, e Mata de Galeria nas serras do município de Delfinópolis e na serra do Espinhaço. Tem área de ocupação calculada em 32 Km², e está sujeita a uma situação de ameaça e a declínio da qualidade do habitat. A espécie deve ser monitorada e estudos populacionais devem ser realizados.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lithobium cordatum Bong.;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica de Minas Gerais (Martins; Bernardo, 2010), com registro na região leste e sudoeste do estado (Silva; Romero, 2008, apud Baumgratz, com. pess.).

Ecologia

Ocorre em Cerrado (Martins; Bernardo, 2010), onde é encontrada em algumas fendas de rochas, em locais sombreados, nos campos rupestres, cerrado rupestre e mata de galeria das serras de Delfinópolis. Coletada com flores nos meses de março e maio e frutos em março (Silva; Romero, 2008, apud Baumgratz, com. pess.).

Ameaças

1.7 Fire
Severidade very high
Detalhes ​Queimadas na Cadeia do Espinhaço tem causas naturais eantrópicas causando grande prejuízo adiversidade da região (Silva et al., 2008).

1.1 Agriculture
Severidade very high
Detalhes ​ Muitosdos municípios que fazem parte da Cadeia do Espinhaço, a silvicultura écaracterizada por plantações de eucaliptos ou pinus, sendo o impacto altoporque leva a supressão vegetal causando perda de biodiversidade e fragmentaçãode habitats (Silva et al., 2008).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade very high
Detalhes ​Atualmenteestá em curso uma acelerada invasão de gramíneas exóticas na Cadeia doEspinhaço, como o capim-gordura e a Braquiária decorrentes das pastagens que são grandes ameaças biológicas ao meioambiente (Silva et al., 2008).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre apenas em uma unidade de conservação: Parque Estadual do Rio Preto, MG (CNCFlora, 2011).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Criticamente em perigo (CR). Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- MARTINS, A.B., BERNARDO, K.F.R. Lithobium in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB102589>. Acesso em: 3/5/2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Lithobium cordatum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lithobium cordatum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/04/2012 - 20:31:26